Icém recebe Centro de Detenção Provisória

Unidade dispõe de 847 vagas e atenderá presos provisórios das regiões de Barretos, Catanduva, Novo Horizonte e São José do Rio Preto

O município de Icém acaba de inaugurar o Centro de Detenção Provisória. A prefeita Lourdes recebeu, do governador Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira (10), o CDP Marcos Amilton Raysaro. A unidade dispõe de 847 vagas e é o 23° presídio do Plano de Expansão de Unidades Prisionais, o primeiro presídio a ser entregue este ano pelo governador do Estado de São Paulo.

A prefeita Lourdes, em seu pronunciamento, comentou sobre o receio da população conviver com um presídio no município. “Todavia”, destacou, “o presídio é uma fonte de emprego para famílias”.

Além de querer a sorte para os funcionários do CDP, a prefeita pediu para que eles trabalhem com responsabilidade, verdade e coragem. “Que vocês não se deixem levar pelos princípios da corrupção, a qual mancha não só o sistema presidiário, mas a sociedade como um todo”, disse.

Para o governador Geraldo Alckmin, “o CDP vem pra atender os presos da região, para melhorar a segurança e também para que os presos fiquem mais perto da família. Além disso, vai gerar mais de 200 empregos na cidade”.

Centro de Detenção Provisória

O local tem abertura e fechamento de porta de cela automatizados, pavilhões de trabalho e de serviços para os presos. Os próprios presos podem preparar os alimentos na cozinha industrial, participar de cursos nas salas de aula. O CDP tem setores de inclusão, saúde, lavanderia e padaria.

Os presos podem trabalhar e estudar – durante o período em que aguardam julgamento – e em caso de condenação, já acumulam tempo de remição de pena, uma vez que a cada três dias trabalhados ou 12 horas de estudo, um dia é remido do total da condenação, conforme prevê a Lei.

Assessoria de Imprensa | com informações da assessoria de imprensa do governador